terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

POR TRAS DE CADA TATUAGEM ,HÁ UMA HISTORIA

de anderson finho


A muito tempo, o homem se tatua,seja por uma ceita religiosa ,simbologia guerreira ou pra expor posição social,como acontecia nos primórdios da civilização, ou mesmo por vaidade ou estética corporal, como acontecem nos dias de hoje.Mas uma das coisas mais legais que acho em ser tatuador, é que por tras de cada tatuagem tem uma história.e nós artistas ficamos ali, meio como confidentes destas pessoas, tem gente que briga com namorado ou marido e vem fazer tatuagem, não sei se como ato de rebeldia, pra mostrar que é altosuficiente, ...tem gente que enche a cara na rua ,decide na hora e vem fazer a tattoo...certo dia, fiz uma tatuagem num trio em que cada um escreveu o nome dos outros dois, sem mesmo ter tanta amizade, mas num ato festeiro e impulsionado pelas canas a mais vieram e fizeram, claro que a gente aconselha a voltar no outro dia,com a cabeça mais fresca,mas um dos clientes(que é meu amigo)faltou só me bater pra fazer a tattoo...acredito que no outro dia a ressaca tenha sido um pouco maior.
A gente fica sempre ali ,meio como um psicólogo, escutando as histoias, as vezes até confidenciais,como a de um cara que disse que veio escrever o nome da mulher ,com letras chineses, mas na verdade escreveu o nome da amante...e o outro que tem um apelido,e pediu pra mim fazer o desenho da figura que representava seu apelido abraçado com uma mulher ruiva,que na verdade ele disse que foi a mulher que ele sempre amou e depois de muito tempo ele reencontrou a pessoa,depois de 20 anos,eles já casados e estavam tendo um caso... ele me falava com brilho nos olhos "essa é a mulher da minha vida ...me sinto como se tivesse 15 anos dinovo..."e me lembrava "so quem sabe isso sou eu e voce"...legal essa coisa, faz a gente se sentir importante, a pessoa deposita confiança na gente, confiança essa que ja é lhe prestada quando a pessoa escolhe fazer a tatuagem com voce.Gosto de conversar com pesoas durante os trabalhos.
Teve um cliente militar, que nunca foi chegado a tatuagens, mas que foi preso quando tentava reivindicar seus direitos como trabalhador, e resolveu tatuar esse momento "brigada 439" ...isso ai é a poesia da tatuagem,é voce guardar na pele as coisa que realmente marcaram e sua vida,e quando voce olhar o desenho,daqui a 30, 40 anos, lembrar cada momentos que viveu,a lagrima vir nos olhos...e o cara se lembrar do tatuador pelo resto da vida, pois nós ficamos como a tatuagem não saímos da lembrança do tatuado.como certa vez a pouco tempo eu estava numa noite com amigos e veio falar comigo uma mulher que eu me lembrava muito vagamente,mas que ela mostrava até certa intimidade, como se me conhecesse a muito tempo, ai depois ela me falou que tinha se tatuado comigo, a muito tempo,quando eu ainda tatuava no sofa da varanda da casa da minha mãe,com um "kit profissional",que comprei com a recisão de contrato do meu antigo emprego.é como aquela fotografia que a muito tempo voce não ve.e quando ela me mostrou a tattoo ai eu lembrei dela.no outro dia ela apareceu na minha loja , fiz uma tattoo nela e restaurei a antiga,ela ficou maravilhada.
um tempo deses estava esperando um cliente que eu tava doido pra tatuar,e que faltou o compromisso...minha sogra vendo aquela frustação da minha parte ,resolveu ceder a pele, naquele momento pra mim fazer o que eu quisesse pra sanar minha dor,rsrsrs...eu fiz um free hand nela ,um cavalo marinho,misturando cores quentes e frias ,fazendo uma salada ...e o reultado foi bem legal.mas depois de refletir sobre a tatuagem ela fica me perguntando:"por que eu fiz um cavalo marinho?"por que eu tenho um cavalo marinho na perna?"...mas a mais hilaria é :"por que voce num botou asas no meu cavalo marinho?" um cavalo-marinho -alado?um bicho que pode viver na terra na agua e no ar?coisa de viajante mesmo...coisa dela, né,acho que ai voce sabe um pouco mais sobre a pessoa,derrepente ela queria essa tattoo por que é uma pessoa que se adapta fácil as coisas, mas o que representa é o que ela quer ser e na verdade ela é:livre,por isso a coisa de terra, mar e ar...liberdade acima de tudo.ainda vou fazer essa asa do seu cavalo marinho, pois ja entendi o seu propósito,rsrsrrsr...
nome de namorado,á,isso é um problema.as vezes aparece crianças de 14,15 anos,claro que não faço(LEMBRANDO QUE É TERMINANTEMENTE PROIBIDO TATUAR MENORES DE 18 ANOS, MESMO COM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS)que ja quer eternizar o nome do primeiro namoradinho de escola,ela esquece que vai ter muita desilusão pela frente, que seu principe vai virar um mostrinho e o nome, que por hora lhe causa suspiros,depois vai lhe causar lagrimas, tanto da chibatada da vida ,quanto as agulhadas da cover up,que é mais dolorosa, mais demorada e muito, muito mais cara que o processo normal da tattoo...
entre agulhadas e agulhadas vamos ai, deixando a arte eternizada na epiderme e sendo parte da historia do filme da vida dessas pessoas, que fazem as tatuagens como se fossem ilustrações de um livro ,livro esse que é escrito a cada dia, a cada momento vivido por ela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário