terça-feira, 26 de agosto de 2014

SÉRIES DE DESENHOS (FLASHIES)

   A primeira coisa que percebemos quando entramos em um estúdio de tatuagem, são a quantidade de quadros com diversos desenhos, pendurados nas paredes, por todos os lados,das mais variadas formas  e estilos.
 Os desenhos são fundamentais para a tatuagem,e desde o momento em que a tatuagem foi parar dentro das salas fechadas, eles se tornaram ferramentas de trabalho e fonte de estudo para os artistas .nos primórdios da tatuagem com maquinas elétricas, os principais temas eram basicamente dançarinas, marcas de bebidas,nomes de entes queridos  e pássaros.em suas viagens para o oriente, o mestre sailor Jerry trouxe influencias da arte local, como gueixas e dragões,que começaram a se fundir com os temas anteriores.esse quadros eram chamados de FLASHIES,e são base do estilo old school.


Hoje em dia ,os flashies ganharam tons muito mais artísticos  e comerciais, e muitos artistas são conhecidos internacionalmente pela qualidade de seus desenhos  . são feitas em folhas no tamanho A3 e geralmente levam de 7 a 10 folhas.no julgamento das convenções,foram criadas algumas regras para auxiliar os juízes.assim sendo,só a qualidade dos desenhos não importa, e sim a preocupação que o artista teve com a organização da folha e escolha do tema.por exemplo, nos flashies antigos, era muito comum ver em um mesmo  quadro uma caveira, um beija flor, um dragão e uma índia(sim ,isso tudo na mesma folha).hoje em dia ,as folhas devem ter o mesmo tema, ser distribuído cuidadosamente e tem margem.
Hoje em dia, com o a facilidade de se conseguir referencias através da internet e em função da pirataria, é ,muito difícil o criador das séries conseguir uma renda considerável com suas criações.Mas alem de ser muito prazeroso, ajuda a alavancar o nome do artista no meio da tatuagem.alem,claro de ser matéria de estudo na apostila dos tatuadores.

 Aqui temos algumas dicas pra você que esta estudando desenho e deseja criar sua série.
*ESCOLHA UM TEMA PARA A SUA SÉRIE: como foi dito no texto acima, as séries  dos dias atuais  sempre carregam o mesmo tema.então,escolha um tema e siga-o  até o fim da sua série.mesmo que usar elementos do outros estilos, tente encaixá-lo  no tema que escolheu.
*ESTUDE O ESTILO:quando você escolher o tema, tire pelo menos umas duas semana antes para estudar o estilo.estude quem são os maiores nomes e como eles desenham o estilo. Procure referencias para uma boa idéia(mas lembre-se,nada de copiar ).
*ENCAIXE OS DESENHOS NOS ESPAÇOS DA FOLHA: quando pegar a folha em branco, não saia jogando suas ideias sem pensar nas conseqüências.divida o espaço dos desenho e evite deixar  grandes espaçados em branco,procure mostrar sempre uma simetria  e organização na sua folha.
*PROCURE NÃO MISTURAR MUITOS MATERIAIS: lembre-se que acima de tudo, seus desenhos serão voltados para a tatuagem ,e na tatuagem não temos um leque diversificado de materiais.geralmente.se tiver que mesclar materiais, não exagere.

*DEDIQUE-SE A SUA SÉRIE. Tire uma parte do seu dia para se dedicar a sua série e tente vê-la como uma atividade prazerosa.sinta o gosto de cada desenho pronto ,de cada folha concluída e sempre revise-a todos os dias

 Texto :Anderson finho-arte local tattoo/arraial do cabo-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário