sábado, 2 de agosto de 2014

Maquinas de tatuagem:o elo entre a tela e o artista

                              
Desde quando se criou a tatuagem(sabe-se  La  Deus quando),os seres humanos usavam quaisquer materiais que fossem capaz de empurrar um pigmento pra baixo da pele,desde espinhos  e gravetos, ate ossos de animais.Hoje existem no mercado os mais modernos equipamentos para aplicação da tatuagem,e a combinação correta deles  e bem utilizada pelos artistas,consegue-se hoje em dia trabalhos magníficos, verdadeiras obrad de arte.apesar de muitos artistas afirmarem que o mais importante é  “MÃO”é correto afirmar que uma maquina de qualidade é importantíssima para uma bom resultado de uma trabal
:as maquinas de tatuar elétricas foram criadas por Samuel O´’reilly,um irlandes que viveu em nova york.Ele desenvolveu o protótipo a partir de um projeto do inventor Thomas Edson,fez algumas mudanças e gerou esse maravilhoso intrumento que move nossas vidas, de nós apaixonados por tattoo ,é claro.desde então foram desenvolvidas diversos moodelos de maquinas, com sistema de funcionamento diferentes.
As primeiras maquinas de tatuagem chegaram ao Brasil pelas mãos  europeu  conhecido como LUCKY  TATTOO,no ano de 1959.

OS TIPOS DE MAQUINAS PROFISSIONAIS
BOBINA:essa foi o modelo criado por Samuel,consiste  em  um esquema que é alimentado por energia elétrica, que ao passar pelas boninas é transformada em energia magnética, movimentando as agulhas na vertical ,pra cima e pra baixo,empurrando o pigmento pra dentro da pele.O contato faz um barulho estrondoso, parecido com o barulho do dentista.Artistas mais experientes dizem que ela é mais completa que os outros dois modelos, pois pode-se regular ela de varias formas,permitindo diversas texturas de pintura, .clareamento de cores e solidez na pintura.
 ROTATIVAS:consiste em uma engrenagem que faz movimentos circulares.segue a idéia das antigas maquinas “caseiras” ou de “cadeia”,so que agora foi aprimorada e vem caindo cada vez mais nas graças dos artistas,pela sua leveza ,maciez na pigmentação e pelo trabalho silencioso.
PNEUMÁTICAS:O sistema é o mesmo das rotativas, só que essa vem com a opção de alimentação através de compressor de ar,idéias pra quem trabalha fora do estúdio.porem a desvantagem é que ela vai perdendo a potencia assim que a pressão do compressor vai diminuindo.deve-se ter atençõa na pressurizaçõa para utilizá-la.

 

 CADA TATUADOR TEM UM ESTILO DIFERENTE DE TATUAR.então cada um se adapta a um modelo de maquina, não interferindo no resultado final da tatuagem. se for fazer uma tatuagem não se importe com a maquina que o tatuador  usa,IMPORTE-SE SEMPRE COM A HIGIENE E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, verifique se os materiais são descartaveis e esterelizados, e pesquise o trabalho do artista.

 o mestre HORIOSHI III ,é  adepto do estilo japones conhecido como "tebori",onde não se utiliza maquinas eletricas

o modelo MICK SHARP'Z,ficou por muitos anos no topo da preferencia dos grandes nomes da tatuagem pelo mundo,pela sua versatilidade


o modelo RP ,desenvolvidas no brasil,é o um dos modelos mais modernos pela sua simplicidade e eficiencia. silenciosa ,rapida e pratica 


maquinas "caseiras"geralmente são feitas com materiais mais simples,como baterias e motores de brinquedos


TEXTO:Anderson finho-ARTE LOCAL TATTOO/Arraial do cabo-RJ

2 comentários:

  1. Estas máquinas são simples de fazer. Só necessitas de um pouco de habilidade... e podes fazer pequenos trabalhos. Por favor deita a máquina ao lixo após cada utilização. Procura colocar em lixo hospitalar. Obrigada pela compreensão.

    ResponderExcluir
  2. Não são simples de fazer!!!! Máquinas boas não são baratas. Os melhores trabalhos andam juntos com as melhores máquinas do mercado mundial e com os melhores artistas!!!!! É um conjunto!!! Cara que tatua a 3/4 anos nunca entenderá isso!!!

    ResponderExcluir